segunda-feira, 14 de setembro de 2009


Casa da minha vó.

Na verdade, quase não reconheço como a casa da minha vó. A minha "casa da vó" é a da infância, com as paredes de outra cor, tudo meio caramelo. O sofá era outro e os quadros também. Essa nova sala é azulada. E, na verdade, achei ela mais bonita.
O quadro foi pintado por um dos irmãos dela; o Tio Raul. Não lembro do rosto dele direito. Acabo confundindo com o dos outros irmãos todos.
Conversei com a minha vó sobre o quadro. Ela me explicou que o Tio Raul já pinta faz tempo, mas que acaba dando os quadros de presente para os outros, pois não consegue vendê-los. Não é com isso que ele sobrevive, mas é o que gosta de fazer.
Mas ele - o quadro - está ali por uma questão sentimental? Para mostrar para as visitas como o irmão é um bom pintor?
Também, mas o quadro combina com o sofá... Quando o sofá era outro, aquele quadro não estava por lá.
Mostrei a foto para a minha mãe: "Eita, sua vó mudou os móveis de lugar? O que esse quadro está fazendo aí agora? Ficou bom."

Era feriado de 7 de setembro e fui até lá fotografar pro projeto. Caso contrário não teria ido. Gastaria o dia em outro lugar, com certeza. Pirituba... longe pra dedéu.
Cheguei, vi os quadros e não senti vontade de fazer nada. Tava sem ideias, então fui tomar café com a minha vó, tia, prima, irmã, cunhado e amiga... Uma festa. Fofocas, casos de família, o final da novela, etc família família mamãe vovó titia. Levantei da mesa da cozinha e fui pra sala sozinho. Sentei em uma cadeirinha e olhei pra parede. Pronto. Tava tudo bonito e pronto. Bati a foto e sabia que era o que eu queria.

O resto da tarde foi gasto conversando com a véia. Uma hora com ela me contando sobre a ginástica no estacionamento do Carrefour da Av. Mutinga. O porquê dela ter saído da porcaria da ACM. Se eu estava bem no meu trabalho...
Nunca tinha conversado com ela por mais de 10 minutos.
Foi um bom dia. É uma boa foto.

Nenhum comentário: